A vermiculita é um argilomineral da família das micáceas encontrado em abundância no Brasil. Tem sido utilizado, na sua forma expandida, na construção civil na confecção de argamassas e concretos leves para isolamento térmico e acústico. O ar aprisionado entre suas lamelas é o que confere a vermiculita expandida suas propriedades isolantes e de leveza. Uma argamassa para reboco com vermiculita possibilita alcançar densidades a partir de 400 Kg/m³ frente a 1600 Kg/m³ de uma argamassa convencional.

O potencial de isolamento térmico de determinado material é medido através de sua condutividade térmica, grandeza física que quantifica a habilidade do material em conduzir energia térmica, ou seja, de proporcionar calor. Portanto, materiais com baixa condutividade térmica possuem uma capacidade maior de isolamento térmico quando comparados com materiais de alta condutividade.

Comparando o potencial isolante da argamassa com vermiculita com outras opções construtivas mostradas na tabela acima, pode-se ter uma ideia da sua grande capacidade de otimização de projetos que visam promover isolamento térmico.

Além do conforto térmico, a utilização da vermiculita expandida em argamassas de revestimento em edificações pode acarretar em uma redução de até 19% no consumo de energia elétrica consumidos por sistemas mecânicos de climatização.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment